Projeto OAB Vai à Escola multiplica noções de cidadania
26/09/2009 12:53h
Esta edição foi realizada na escola Estadual de Ensino Fundamental Humaitá, no bairro Sarandi, em Porto Alegre.
O projeto OAB Vai à Escola esteve, na manhã deste sábado (26), na Escola Estadual de Ensino Fundamental Humaitá (Rua Senhor do Bom Fim, s/n°- Bairro: Sarandi) em Porto Alegre. O objetivo da Ordem gaúcha ao promover o evento é levar noções de cidadania a estudantes e comunidades localizadas em zonas de vulnerabilidade social.
Inicialmente houve uma palestra de apresentação do projeto, com a coordenadora do mesmo, conselheira seccional Carmelina Mazzardo, e sobre Direitos Humanos, com a membro da Comissão de Direitos Humanos da OAB/RS, Andréa da Costa Campos.
"Estamos levando à população menos favorecida conhecimentos que promovam a cidadania, cumprindo o papel de inclusão social da OAB/RS", destacou Carmelina, que também é presidente da Comissão da Mulher Advogada.
Em seu discurso, Andréa explicou aos estudantes as atribuições da OAB/RS em relação aos Direitos Humanos, a violação de tal direito e as suas imputações.
Logo após, os demais advogados, especialistas em diversas áreas, que atuam nas comissões da Ordem gaúcha prestaram esclarecimentos sobre diferentes assuntos jurídicos ao público (alunos, pais, professores e comunidade em geral).
Os estudantes foram divididos em três grupos, nos quais foram orientados sobre o Estatuto da Criança e Adolescente, os direitos das mulheres, direito ambiental, previdenciário, sobre profissões e direito do consumidor. Para os professores e demais presentes foram esclarecidas dúvidas sobre Mediação e Direitos Humanos.
Viúva, Vanda Enilda Moura dos Santos, 44 anos, buscou informações sobre processos envolvendo seguro de vida. “É muito bom poder contar com esta assessoria, e melhor seria se acontecesse mais vezes, pois nós da comunidade precisamos deste apoio para descobrirmos cada vez mais os nossos direitos”, assegurou.
A coordenadora do projeto Escola Aberta, realizado na institução de ensino, Marilda Tolentina Flôr, aponta que o OAB Vai à Escola vem acrescentando muito no conhecimento de alunos, professores e da comunidade.
“Com esta iniciativa, nós, leigos em Direito, adquirimos mais conhecimento, como, por exemplo, saber de que forma e onde procurar nossos direitos”, declarou.
Também estiveram presentes nesta edição do projeto participando dos atendimentos os advogados, Teresa Cristina Fernandes Moesch (Comissão Especial de Defesa do Consumidor) ; Gilson Lessa (Comissão de Direito Ambiental); Alda Pinto Menine (Comissão Especial da Criança e do adolescente), Maria Dorziria Gregis (Comissão Especial de Previdência Social); Beatriz Dreher Bridi (Comissão Especial da Mulher Advogada); Luis Felipe da Costa Correa (Comissão Especial do Jovem Advogado); Lucimar Zanella e Eunice dos Santos Cardozo (Comissão Especial de Mediação e Práticas Restaurativas);
26/09/2009 12:53h