Jornal da Ordem
Rádio OABRS
Twitter
Facebook
Instagram
Flickr
YouTube
RSS
NOTÍCIAS

29.06.21  |  17h36   

Cine ESA - Direito e Psicanálise retorna com debate do filme “Crimes de Família” nesta sexta-feira (02)

Cine ESA 1 - CARD.jpeg

Nesta sexta-feira (02), às 19h, a Escola Superior da Advocacia (ESA/RS) retoma o projeto “Cine ESA - Direito e Psicanálise” em parceria com a Sociedade Psicanalítica de Porto Alegre (SPPA). Em um novo formato, o evento ocorrerá de forma virtual e irá debater o filme "Crimes de Família”. 

Para participar do evento, é recomendável que os presentes já tenham assistido ao filme, que está disponível na Netflix. As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas através do Portal do Aluno. Será fornecido certificado de 2 horas-aula. 

A abertura do evento será realizada pela diretora-geral da ESA/RS, Rosângela Herzer dos Santos, pela diretora de atividades culturais, Cristiane da Costa Nery, e pelo psiquiatra e psicanalista, diretor de divulgação e ações junto à comunidade da Sociedade Psicanalítica de Porto Alegre (SPPA), Emílio Salle. 

Ficam responsáveis pelos debates jurídicos e psicológicos apresentados no filme,  Alexandre Wunderlich, que é doutor em Direito, mestre e especialista em Ciências Criminais pela PUCRS e ex-presidente da Comissão de Direitos Humanos Sobral Pinto (CDH) da OAB/RS e Lúcia Thaler, psicanalista e diretora de publicações da SPPA. 

Rosângela aponta que o evento é uma retomada de mais um projeto do ESA Cultural, que havia sido suspenso com o início da pandemia: “Desde o ano passado, a ESA/RS buscou todas as formas de se reinventar e oportunizar às advocacia todas as nossas atividades que antes eram desenvolvidas de forma presencial”.

A diretora-geral da ESA/RS ressalta ainda que serão debatidos todos os aspectos penais que se relacionam no filme, não apenas os penais, mas as condutas por parte da advocacia: “O Cine ESA sempre trouxe reflexões sobre filmes, analisando as múltiplas áreas apresentadas nas obras. Convidamos todos e todas ao debate, de uma forma mais descontraída, para contribuir com as suas colocações, com um debate aberto a todos os interessados”.

Para o psiquiatra e psicanalista, Emílio Salle, é muito importante a retomada dessa atividade conjunta entre a ESA/RS e a SPPA: “Buscamos tratar de dois temas que se complementam. Essa é a ideia, a de podermos discutir um filme e mostrar o olhar psicanalítico, o olhar jurídico, que são dois lados que se complementam em uma análise”.

Emílio destaca, ainda, que o Cine ESA é interessante, tanto para profissionais do Direito, quanto para os profissionais da Psicologia e para todo o público interessado. “O filme Crimes de Família é interessante, bom de assistir, mas ele vai além do entretenimento, a obra abre tanto para a discussão jurídica quanto psicanalítica. Sendo interessante para os profissionais do direito terem essa visão mais profunda da psicanálise, e para os profissionais da psicologia terem uma noção, não só do tema específico jurídico, que está sendo tratado, mas também da forma jurídica de pensar a questão”, reforça.

A diretora de atividades culturais, Cristiane da Costa Nery, comemora a retomada do projeto que volta a fazer parte do calendário da Esa Cultural como mais uma atividade pensada para a advocacia, envolvendo temas multidisciplinares.

Sinopse

Depois de seu filho ser acusado de estuprar e tentar assassinar a ex-esposa, Alícia embarca em uma jornada que vai mudar sua vida para sempre. 

Fonte: Netflix

Clique aqui e veja o trailer do filme.

Acompanhe o nosso Instagram, Facebook e Twitter para ficar por dentro dos eventos e cursos realizados pela ESA/RS.

BOLETIM INFORMATIVO. CADASTRE-SE!
REDES SOCIAIS E FEED
RSS
Facebook
Twitter
RECEBA INFORMAÇÕES
e-mail
Whatsapp
JORNAL DA ORDEM
Jornal da Ordem
RÁDIO OAB/RS
Rádio OABRS
(51) 3287.1831
R. Manoelito de Ornellas, 55 - Praia de Belas, Porto Alegre - RS, CEP 90110-230 - Porto Alegre - RS
© Copyright 2022 Ordem dos Advogados do Brasil Seccional RS    |    Desenvolvido por Desize