Jornal da Ordem
Rádio OABRS
Twitter
Facebook
Instagram
Flickr
YouTube
RSS
NOTÍCIAS

29.11.21  |  17h32   

Debate sobre Direito e Psicanálise mostra como imparcialidade e punitivismo são tratados em “Os 7 de Chicago”

CINE ESA OABRS 7 DE CHICAGO PROCESSO PENAL PSICÁNALISE.png

A Escola Superior da Advocacia da OAB/RS (ESA/RS) realizou, na última sexta-feira (26), mais uma edição do Cine ESA – Direito e Psicanálise. Nesta edição, o filme debatido foi “Os 7 de Chicago”.

Na abertura do evento, a diretora-geral da ESA/RS, Rosângela Herzer dos Santos, destacou a realização do último Cine ESA de 2021, e ressaltou a importância desta série de encontros para manter ativa parte cultural da Escola. “Mesmo na pandemia, conseguimos deixar acesa e vibrante a parte cultural da ESA e muitos colegas se beneficiaram desse trabalho, que proporcionou importantes debates e reflexões”, comentou ela.

A abertura também contou com a diretora de atividades culturais, Cristiane da Costa Nery, e pelo psiquiatra e psicanalista, diretor de divulgação e ações junto à comunidade da Sociedade Psicanalítica de Porto Alegre (SPPA), Emílio Salle.

O debate sobre os elementos jurídicos e também psicanalíticos foram apresentados por Fernanda Osorio, advogada e diretora de cursos permanentes da ESA/RS, e Jair Knijinik, psiquiatra e psicanalista da SPPA. Eles explicaram que, por um lado, “Os 7 de Chicago” aborda um dos julgamentos mais importantes da história dos Estados Unidos, em que entram aspectos da perseguição política e da imparcialidade. Na discussão, também mostraram que o filme traz reflexões para serem analisadas a luz da psicologia, como o ódio, a vingança e a punição.

Sinopse

A trama começa em uma manifestação pacífica da Convenção Nacional Democrata. De repente, o ato se torna em um confronto violento envolvendo a polícia e a Guarda Nacional dos EUA. O pano de fundo é a década de 1960, com a luta por Direitos Civis no país, os movimentos contra a Guerra do Vietnã e a repressão do governo a diversos grupos. Sete pessoas, tidas como organizadoras, foram acusadas de conspiração e incitação a revolta, em um julgamento cheio de reviravoltas que durou mais de cinco meses.

Assista o debate completo:

BOLETIM INFORMATIVO. CADASTRE-SE!
REDES SOCIAIS E FEED
RSS
Facebook
Twitter
RECEBA INFORMAÇÕES
e-mail
Whatsapp
JORNAL DA ORDEM
Jornal da Ordem
RÁDIO OAB/RS
Rádio OABRS
(51) 3287.1831
R. Manoelito de Ornellas, 55 - Praia de Belas, Porto Alegre - RS, CEP 90110-230 - Porto Alegre - RS
© Copyright 2022 Ordem dos Advogados do Brasil Seccional RS    |    Desenvolvido por Desize