Jornal da Ordem
Rádio OABRS
Twitter
Facebook
Instagram
Flickr
YouTube
RSS
NOTÍCIAS

24.06.21  |  16h52   

ESA/RS irá realizar evento online para palestra e lançamento da Coleção Raciocínio Probatório

Lançamento Coleção Raciocínio Probatório.jpeg

Na próxima terça-feira (29), às 10h30, a Escola Superior de Advocacia da OAB/RS (ESA/RS), em parceria com a Comissão do Jovem Advogado (CJA), irá promover mais um lançamento de livros. A Coleção Raciocínio Probatório é composta por quatro obras: Prova documental, Prova testemunhal, Prova pericial e Valoração racional da prova. No evento online o público poderá acompanhar palestras com os três autores sobre os principais pontos abordados em seus livros.

O evento é gratuito e possui certificação de 2 horas-aula. Para garantir o certificado é necessário se inscrever e acompanhar a transmissão pelo Portal do Aluno. O canal da ESA/RS no Youtube também irá transmitir as palestras, porém sem certificação.

A presidente da ESA/RS, Rosângela Herzer dos Santos, ressalta o papel de estímulo à pesquisa e ao estudo por parte da advocacia: “Os lançamentos de obras pela nossa Escola cumprem a nossa função primordial de propagar o conhecimento incentivando, tanto autores, quanto leitores ao estudo, à pesquisa e atualização dos seus saberes”, afirma.

O presidente da CJA, Antonio Zanette, ressalta a importância do tema proposto para a advocacia: “Essas quatro obras representam um arco probatório, tema central dentro da Justiça Civil. O evento é de extrema importância para a advocacia, visto que são obras muito qualificadas que certamente irão trazer um bom conteúdo para os leitores e para os operadores do direito”, comenta.

Coleção Raciocínio Probatório

O autor de duas obras da coleção, Vitor de Paula Ramos, destaca que os livros abordam a virada cultural no âmbito do Direito Probatório: “As obras buscam ver o Direito Probatório não mais como um conjunto de regras e prazos, como era visto pela processualística clássica, mas dar conta de uma virada cultural, em âmbito mundial, a respeito de aproximar o raciocínio probatório, dentro do direito, daquilo que acontece nos ramos, como na ciência e em outros ambientes, principalmente no ramo da filosofia, com sua epistemologia”, explica.

Sobre seus dois livros que fazem parte da coleção: Prova testemunhal e Prova documental, Ramos destaca que buscou formas de repropor as teorias de cada um dos meios de prova, a partir dessa nova concepção racionalista.

ESA Cultural

O lançamento da coleção integra o Projeto ESA Cultural, que tem o intuito de aproximar a advocacia gaúcha de obras de autores e autoras gaúchos. Segundo a diretora cultural da ESA/RS, Cristiane da Costa Nery, o objetivo é o de criar um espaço qualificado de troca de conhecimentos para que a advocacia compartilhe suas teses e proponha reflexões. “Mesmo no campo virtual, temos boa adesão de colegas e do público. É um momento em que podemos propiciar a troca de informações e de teses sobre estudos que a advocacia realiza”, reforça.

Os advogados e as advogadas que quiserem divulgar as suas obras literárias ou atividades culturais devem enviar um e-mail para esacultural@oabrs.org.br. O ESA Cultural também está aberto para colaboradores de outras áreas que queiram participar. Para obter outras informações, contate a ESA/RS pelo telefone (51) 3287.1831.

BOLETIM INFORMATIVO. CADASTRE-SE!
REDES SOCIAIS E FEED
RSS
Facebook
Twitter
RECEBA INFORMAÇÕES
e-mail
Whatsapp
JORNAL DA ORDEM
Jornal da Ordem
RÁDIO OAB/RS
Rádio OABRS
(51) 3287.1831
R. Manoelito de Ornellas, 55 - Praia de Belas, Porto Alegre - RS, CEP 90110-230 - Porto Alegre - RS
© Copyright 2022 Ordem dos Advogados do Brasil Seccional RS    |    Desenvolvido por Desize