Jornal da Ordem
Rádio OABRS
Twitter
Facebook
Instagram
Flickr
YouTube
RSS
NOTÍCIAS

28.06.22  |  15h20   

Grupo de Estudos de Educação Jurídica abordará “ENADE e a sua importância para a comunidade jurídica” em evento da ESA/RS

Na próxima quinta-feira (30), às 10h, a Escola Superior de Advocacia (ESA/RS) da OAB/RS, através do Grupo de Estudos de Educação Jurídica, irá promover o evento “ENADE e a sua importância para a comunidade jurídica”.

O evento é gratuito. Será fornecido certificado de 1,5 horas-aula para os inscritos pelo Portal do Aluno. A transmissão também ocorrerá pelo canal da ESA/RS no YouTube, porém sem certificação.

Como parte do processo de acompanhamento da qualidade do Ensino Superior, os acadêmicos e acadêmicas são submetidos ao ENADE, que tem entre os seus instrumentos a aplicação de uma prova. Desde a instituição desta prova, ela vem acompanhada de muitas críticas e polêmicas.

A organizadora do evento e mediadora do Grupo de Estudos de Educação Jurídica, Alessandra Mizuta de Brito, aponta que os cursos vinculados ao Ano III do ciclo avaliativo, que inclui entre eles o Direito, deveria ter realizado a prova em 2021, porém, com a pandemia, o calendário foi adiado e os cursos de ciências jurídicas serão avaliados este ano. O adiamento da prova, somado ao fato de que os dois últimos anos foram de ensino remoto, tornam a prova deste ano especialmente desafiadora.

No evento, o convidado, que é professor, pós-doutor em Direito pela UFSC, doutor e mestre em Ciências Jurídicas pela UNIVALI, Maikon Cristiano Glasenapp, tratará sobre o tema de forma crítica tratando, além de aspectos legais, também questões pedagógicas e estratégias para o preparo dos alunos.

Alessandra Mizuta destaca ainda que existem dois índices de avaliação da qualidade, os quais a advocacia deve acompanhar de forma atenta: o Exame de Ordem e o ENADE. “Existem muitas polêmicas em torno do ENADE, entre elas a sua adequação. Então, ainda que ela sirva de um indício de qualidade dos alunos e dos respectivos cursos aos quais estão vinculados, vale lembrar que este indicativo não está imune a críticas”.

“Há tempos vem sendo anunciado mudanças em razão das novas metodologias, tecnologias e de novas formas de atuar profissionalmente, e como membros integrantes deste órgão de classe, entendemos que é de responsabilidade de todos acompanhar de perto esta evolução. Por isso, fica o convite para que todos participem deste momento de reflexão”, salienta Alessandra.

Serviço

“ENADE e a sua importância para a comunidade jurídica”
Data: 30/06
Horário: das 10h às 11h30min
Transmissão on-line via plataforma Zoom
Clique aqui para se inscrever.

Acompanhe também pelo InstagramFacebook e Twitter e fique por dentro dos eventos e cursos realizados pela ESA/RS

BOLETIM INFORMATIVO. CADASTRE-SE!
REDES SOCIAIS E FEED
RSS
Facebook
Twitter
RECEBA INFORMAÇÕES
e-mail
Whatsapp
JORNAL DA ORDEM
Jornal da Ordem
RÁDIO OAB/RS
Rádio OABRS
(51) 3287.1831
R. Manoelito de Ornellas, 55 - Praia de Belas, Porto Alegre - RS, CEP 90110-230 - Porto Alegre - RS
© Copyright 2022 Ordem dos Advogados do Brasil Seccional RS    |    Desenvolvido por Desize