Audiência pública debate saúde pública com população de Garibaldi
24/05/2011 02:03h
Promovido pela Comissão de Direitos Humano da subseção, encontro reuniu autoridades e sociedade para discutir atendimento público no município
A Câmara de Vereadores de Garibaldi ficou pequena para o número de pessoas que lotou o espaço, nesta segunda-feira (23), para debater o atendimento à saúde no município. A audiência pública, promovida pela Comissão de Direitos Humanos da OAB local, reuniu autoridades e lideranças da comunidade.
Para o coordenador-geral da Comissão de Direitos Humanos Sobral Pinto, Ricardo Breier, que participou do encontro, aproximar a população dos gestores públicos e da sociedade é uma das missões da Ordem gaúcha, "função exercida com propriedade pela CDH da OAB Garibaldi/Carlos Barbosa ao reunir representantes de diversos segmentos, oportunizando e incentivando o diálogo", avaliou.
A presidente da CDH da subseção, Dulce Helena Coelho, coordenou a audiência, que teve a participação da presidente da OAB local, Claudia Brosina; do presidente da subseção de Bento Gonçalves, Felipe Possamai; do presidente da Comissão de Cidadania e Direitos Humanos da ALRS, deputado Miki Breier, membros do Executivo municipal e estadual e gestores do Hospital Beneficente São Pedro de Garibaldi. A população, que encheu a sede do legislativo municipal, também pode apresentar críticas e dúvidas.
Segundo Dulce Helena, todos os questionamentos e eventuais denúncias de desrespeito à Constituição, que prevê o acesso gratuito e universal à saúde, poderão ser encaminhados à Comissão, que acompanhará a situação e, juntamente com a seccional e junto ao MP, poderá apurar as questões.
Durante o evento, foram empossados como gestores convidados da Comissão o secretário de Saúde de Carlos Barbosa, José Carlos Ribeiro; a representante da Coordenadoria da Mulher do município de Garibaldi, Carmen Apolinário; o advogado Vanderlei Sbeghen; e o oficial de Justiça em Bento Gonçalves, Rudimar Costa.
Participaram da audiência, também, o prefeito de Garibaldi, Cirano Cisilottto; e de Carlos Barbosa, Fernando Xavier; presidente da Câmara de Garibaldi, vereador, Jorge Alberton; do coordenador da Comissão de Cidadania e Direitos Humanos da ALRS e presidente da Acriergs, Cézar Peres; do diretor do Departamento de Assistência Hospitalar e Ambulatorial da Secretaria Estadual da Saúde, Marcos Antônio Lobato; do presidente e diretor clínico do Hospital Beneficente São Pedro de Garibaldi, Adorino Martinazzo e Gilberto Silveira Martins; da secretária da Saúde de Garibaldi, Maria do Socorro, e de Carlos Barbosa, José Carlos Ribeiro; e do radialista José Carlos Cichelero
Interiorização da CDH
Projeto capitaneado pela Comissão de Direitos Humanos, a interiorização da Comissão pelas 106 subseções tem movimentado as OABs do Estado. A atuação em temas como saúde pública, sistema prisional e combate ao uso de drogas, para citar alguns nos quais a Ordem tem se envolvido com mais frequência, faz com que a entidade seja permanentemente instada a se manifestar.
Breier explica que, por meio da criação das Comissões nas subseções, é possível haver uma troca de informações que contribui para o enfrentamento das agressões aos direitos humanos.
24/05/2011 02:03h