OAB/RS mobilizará bancada de advogados deputados estaduais pelo projeto do IPE Saúde
24/05/2011 14:43h
Por ser autarquia sui generis, entidade busca a agilização da inclusão dos profissionais da advocacia no plano de saúde do Instituto de Previdência do Estado
O presidente da OAB/RS, Claudio Lamachia, mobilizará a bancada de deputados advogados na Assembleia Legislativa pela agilização da inclusão dos profissionais da advocacia no plano de saúde do Instituto de Previdência do Estado.
São advogados os deputados: Adroaldo Loureiro, Alceu Barbosa Velho, Luciano Azevedo, Jorge Pozzobon, Gilberto Capoani, Ronaldo Santini, Alexandre Lindenmeyer, Jeferson Fernandes, Gilmar Sossella, Juliana Brizola, Marco Alba, Giovani Feltes, Silvana Covatti, Paulo Odone e José Catarina Paladini.
Em abril, a convite da OAB/RS, diversos parlamentares estiveram na sede da entidade para debater a viabilidade da proposta, buscando demonstrar que a Ordem, por ser autarquia sui generis, está entre as instituições aptas a formalizar contratos de prestação de serviços com o IPE. "Foi criado um ambiente de mobilização para que a tramitação do projeto resulte na sua aprovação. É uma medida importante para os advogados gaúchos e que fortalecerá o IPE Saúde", ressaltou Lamachia.
Segundo o presidente da Ordem gaúcha, todos os planos de saúde buscam aumentar o número de associados, justamente com a finalidade de expandir sua arrecadação. "Uma vez aprovado o projeto, a contribuição paga pelo advogado será estimada e definida pelo próprio IPE, utilizando cálculo atuarial", reforçou.
Lamachia explicou ainda que a inclusão dos advogados sanaria o enfraquecimento provocado no Instituto pela saída daqueles contribuintes que detêm os salários mais elevados, o que tem causado desequilíbrio no IPE. "Sendo o quadro de inscritos na entidade composto, em sua maioria, por pessoas jovens, a inclusão desta categoria significaria novos associados ao IPE Saúde que não demandariam da rede de serviços de consultas e atendimentos, em função da idade, de forma tão intensa", apontou.
O dirigente da OAB/RS garantiu ainda que o incremento do número de associados dará ao Instituto maior possibilidade de negociação junto às instituições da área médica, ampliando a capacidade da rede conveniada. "O que se busca é que o IPE Saúde também ganhe com esta mudança", assegurou Lamachia.
24/05/2011 14:43h