Home / Noticias / 17.01.2014 19:19h

Caos carcerário: Bertoluci reúne-se com diretoria eleita da Ajuris

17/01/2014 19:19h

http://bit.ly/1b6bqJt
image-galeria-0
image-galeria-1
image-galeria-2

Na reunião, foi debatida a situação caótica dos presídios estaduais, em especial o Central, considerado um dos piores do país.

Nesta sexta-feira (17), o presidente da OAB/RS, Marcelo Bertoluci, recebeu o presidente eleito da Associação dos Juízes do RS (Ajuris) para o biênio 2014-2015, Eugênio Couto Terra. No encontro, foi discutido o caos dos presídios estaduais. Também esteve presente no encontro, a vice-presidente financeira eleita, Jocelaine Teixeira.

Durante a reunião, foi debatida a situação caótica dos presídios estaduais, em especial o Central, considerado um dos piores do país. Recentemente, a Organização dos Estados Americanos (OEA), atendendo pedido do Fórum da Questão Penitenciária, determinou que o Governo do Estado do RS realize uma série de medidas na casa prisional.

Terra lembrou a parceria institucional, que culminou com a medida adotada pela organização internacional. “Desde início, a OAB/RS integrou o Fórum da Questão Penitenciária, onde discutimos medidas para solucionar a situação enfrentada nos presídios gaúchos”, afirmou o presidente eleito.

Bertoluci destacou que o Fórum já realizou duas vistorias no Presídio Central, no início de 2012, e outra no final de 2013, sendo que a situação se manteve praticamente a mesma. “É necessária uma intervenção imediata no local, pois existem condições degradantes em termos de direitos humanos, higiene, saúde e alimentação. A estrutura além de não garantir aos presos um direito fundamental – de resguardo da integridade física –, oferece riscos também à sociedade”, finalizou o dirigente.

Posse da nova diretoria da AJURIS

No encontro, Bertoluci também foi convidado para a posse da nova diretoria da Ajuris, no dia 3 de fevereiro (segunda-feira), às 19h, no salão do novo Foro Cível (Rua Manoelito de Ornellas, n°50).

João Henrique Willrich
Jornalista – MTB 16.715

17/01/2014 19:19h



Notícia anterior

Secretário-geral da OAB/RS intensifica trabalho de certificação de advogados em 2014

17.01.2014
Próxima notícia

Bertoluci e Cléa Carpi debatem fortalecimento do Quinto Constitucional da advocacia

17.01.2014

Principais notícias

Ver todas
Whatsapp