Bertoluci e Cléa Carpi debatem fortalecimento do Quinto Constitucional da advocacia
17/01/2014 20:11h
O presidente da OAB/RS, Marcelo Bertoluci, reuniu-se, na tarde desta sexta-feira (17), com a conselheira federal e ex-presidente da Ordem gaúcha, Cléa Carpi da Rocha. Na ocasião, foram tratadas questões relacionadas ao Quinto Constitucional da advocacia.
Cléa, que presidiu a Comissão Especial de Defesa do Quinto Constitucional e Aprimoramento do Judiciário do Conselho Federal da OAB, ressaltou a importância dos magistrados procedentes da classe em questões como a valorização dos honorários advocatícios e a implantação adequada do processo eletrônico.
“É fundamental realizar ações para reforçar e consolidar esse instrumento de democratização e arejamento do Poder Judiciário, previsto no artigo 94 da Constituição Federal e regulado pelo provimento n° 102 do CFOAB. Temos que estar atentos à tramitação de propostas de emendas constitucionais no Congresso Nacional que propõem a extinção do Quinto Constitucional”, afirmou Cléa.
Bertoluci corroborou com a conselheira federal, citando a possibilidade de realização de seminário para tratar do tema, principalmente, junto aos acadêmicos de Direito. “É essencial difundir e conscientizar a importância do Quinto no fortalecimento da Justiça brasileira”, declarou.
Um dos pontos destacados por Bertoluci a Cléa foi o trabalho da Campanha Nacional pela Dignidade dos Honorários, coordenado pelo vice-presidente do CFOAB, Claudio Lamachia, visando conscientizar os magistrados sobre o tema: “Mantemos estreita parceria com os desembargadores do TJRS, TRT4 e TRF4 oriundos da advocacia”, assegurou.
Rodney Silva
Jornalista – MTB 14.759
17/01/2014 20:11h