Em Gravataí, Bertoluci salienta defesa das prerrogativas para advogados e estudantes de Direito
24/09/2013 00:01h
Durante o evento desta segunda-feira (23), Bertoluci também reafirmou os compromissos da Ordem com a sociedade, por meio da defesa de uma reforma política, da rediscussão do pacto federativo, de maiores investimentos na saúde, e mais recentemente na contestação da retirada de 4,5 bilhões de reais dos depósitos judicias pelo governo do Estado.
"Temos no nosso Estatuto, que é atribuição da OAB/RS promover a cultura jurídica. E é exatamente cumprindo esse preceito, que estamos sempre em contato direito com as faculdades de Direito de todo o Estado, para que possamos fomentar e disponibilizar qualificação aos estudantes e advogados do Rio Grande do Sul, além de aproximar a Ordem gaúcha dos acadêmicos de Direito".
Com essas palavras o presidente da Ordem gaúcha, Marcelo Bertoluci, abriu a Aula Magna realizada nesta segunda-feira (23), na Ulbra Gravataí. Também participaram do evento, o presidente da subseção de Gravataí, Deivti Dimitrios Porto dos Santos; o presidente da subseção de Viamão, Nilson Pinto da Silva; o conselheiro seccional e ex-presidente da OAB Gravataí, Nelson Schonardie; o ex-presidente da subseção, Roberto Bastiani; e o coordenador do curso de Direito da Ulbra Gravataí, Luiz Gonzaga Silva Adolfo.
Em seguida, Bertoluci abordou a história da OAB/RS e também a sua trajetória na construção da atual sociedade brasileira. "Desde a criação da Ordem gaúcha em 1932, a entidade participou de diversas ações que marcaram a história do Brasil e da advocacia, tais como o movimento Diretas Já, a elaboração da Constituição de 1988, e também o impeachment do presidente da república", relatou o dirigente.
O presidente da OAB/RS destacou um dos primordiais temas da Ordem gaúcha na atual gestão: a defesa das prerrogativas. "Desde quando somos estudantes de Direito, necessitamos atentar para a defesa das nossas prerrogativas, pois elas também pertencem à sociedade, que por meio dos advogados buscam os seus direitos assegurados por Lei" salientou.
Por fim, Bertoluci afirmou que pela Ordem gaúcha ser uma instituição defensora dos interesses da cidadania, já realizou variadas ações em áreas diversas da sociedade. "Defendemos a rediscussão de um pacto federativo, a destinação de mais recursos para a saúde, a premente reforma política, e atualmente também contestamos a retirada de 4,5 bilhões de reais dos depósitos judicias pelo governo do Estado", reforçou Bertoluci.
Após, Adolfo falou sobre a importância da integração da OAB/RS com as faculdades de Direito, sendo essa uma forma de trazer os alunos para mais perto da instituição. "No ano passado tivermos o privilégio de que o ex-presidente da OAB/RS e atual vice-presidente nacional da OAB, Claudio Lamachia, realizasse uma Aula Magna aos alunos, e neste ano também trouxemos o presidente da Ordem gaúcha para falar sobre as ações da instituição", reforçou.
João Henrique Willrich
Jornalista – MTB 16.715
24/09/2013 00:01h