Home / Noticias / 07.02.2014 01:54h

Em São José do Ouro, Bertoluci destaca importância da CSS e da ESA

07/02/2014 01:54h

http://bit.ly/1iwkE3x
image-galeria-0
image-galeria-1

Nesta quinta-feira (06), o presidente da OAB/RS, Marcelo Bertoluci, acompanhado do coordenador das subseções, conselheiro seccional Jorge Fara, e do diretor-geral da Escola Superior de Advocacia, conselheiro seccional Rafael Canterji, visitou a subseção de São José do Ouro. Os dirigentes foram recebidos pelo presidente da Ordem local, Sérgio Antonio Nunes Stédile e demais membros da diretoria.

A reunião de trabalho integra a intensa agenda de viagens do presidente da seccional para o Interior do Estado. Nesta sexta-feira (07), serão visitadas Lagoa Vermelha e Vacaria. Nos dias 12 e 13, Bertoluci estará em Caçapava do Sul, Dom Pedrito, Santana do Livramento e São Gabriel. Até o mês de abril, mais de 30 subseções serão percorridas, o que, somado com as 63 cidades visitadas no ano passado, já totaliza quase as 106 OABs de todo o Estado.

Aos advogados de São José do Ouro, Bertoluci destacou que uma das principais bandeiras da gestão é a defesa intransigente das prerrogativas. “Iniciamos em 2014 com audiências públicas da segunda edição da Caravana das Prerrogativas. A importância dessa iniciativa é tão significativa que foi considerada pelo CFOAB como a forma mais eficaz de coibir violações, sendo implantada em mais de 12 seccionais, como parte da Campanha Nacional pela Dignidade dos Honorários”, ressaltou.

Outro ponto destacado pelo dirigente foi o colapso do Judiciário. “Este é um problema em grande parte do Estado, tanto que já fizemos manifestações em frente ao Foro nas cidades de Canoas, Gravataí, Cachoeirinha e Passo Fundo. Hoje, temos 1600 cargos vagos no Estado e um crescimento processual impressionante”, afirmou.

Canterji frisou o dever da ESA de levar capacitação a todos os advogados do Estado – meta que está sendo cumprida em conjunto com o trabalho da Coordenadoria das Subseções. “Percebemos que a demanda de São José do Ouro era basicamente na área de processo eletrônico, por isso disponibilizamos cursos transmitidos pela internet por meio da ESA EaD. Temos efetuado esse mapeamento para saber qual a principal necessidade das subseções em termos de capacitação”, afirmou.

Por sua vez, Fara colocou a necessidade destes encontros para aperfeiçoar cada vez mais o sistema de gestão da Ordem gaúcha. “Precisamos ter em mente que a OAB/RS é um sistema, e que a seccional e as subseções necessitam estar cada vez mais próximas para que possamos fornecer ao advogado uma prestação de serviços eficiente”, salientou.

Já Stédile frisou a importância da visita dos dirigentes a São José do Ouro. “Aqui, como em grande parte do Estado, encontramos alguns problemas de prestação jurisdicional. Isso constitui uma dificuldade para a advocacia, tanto na morosidade de processos, como em ocasiões em que os profissionais são cobrados por seus clientes pela lentidão da Justiça”, reforçou o presidente da subseção.

João Henrique Willrich
Jornalista – MTB 16.715

07/02/2014 01:54h



Notícia anterior

Ordem gaúcha realiza Interiorização Regionalizada da Costa Doce em março

06.02.2014
Próxima notícia

Programação de cursos pela modalidade ESA EaD será lançada na próxima semana

07.02.2014

Principais notícias

Ver todas
Whatsapp