Entrevista com Eduardo Zaffari – novo presidente da CDAP
04/01/2013 20:32h
Ao Jornal da Ordem, Zaffari explicou as metas e os projetos da comissão, que é uma das mais importantes da entidade, por atuar de forma direta junto aos advogados em situação de vulnerabilidade em suas prerrogativas profissionais.
Nesta sexta-feira (04), o presidente da Ordem gaúcha, Marcelo Bertoluci, entregou a portaria de posse ao conselheiro seccional Eduardo Kucker Zaffari, no cargo de presidente da Comissão de Defesa, Assistência e Prerrogativas da OAB/RS – CDAP.
Em entrevista ao Jornal da Ordem, Zaffari explicou as metas e os projetos da CDAP, que é uma das mais importantes comissões da entidade, por atuar de forma direta junto aos advogados em situação de vulnerabilidade em suas prerrogativas profissionais.
Jornal da Ordem – Quais são as metas para a gestão da CDAP?
Zaffari – Nós temos como metas, a partir de 2013, dar continuidade ao trabalho que já vinha sendo realizado pelo presidente Marcelo Bertoluci [que foi presidente da CDAP nos últimos anos], aproximando a comissão do advogado da Capital e do Interior. Por isso, nós pretendemos dar sequência à Caravana das Prerrogativas, assim como melhorar dentro do possível, o diálogo entre a OAB e os Judiciários Estadual, Federal e do Trabalho. Nós não abriremos mão, em nenhum momento, da defesa intransigente das prerrogativas dos advogados, e também dos nossos direitos. Nós temos como bandeira a defesa dos honorários advocatícios, sejam eles de sucumbência, sejam eles contratuais, pois são verbas de natureza alimentar, indispensáveis para a sobrevivência do advogado e de sua família. Além disso, vamos melhorar a estrutura da CDAP, principalmente em relação aos plantões.
Jornal da Ordem – Haverá uma profissionalização do trabalho da CDAP?
Zaffari – Teremos todo o apoio da nova diretoria da OAB/RS para estruturar e aperfeiçoar ainda mais o excelente trabalho que já estava sendo desenvolvido pela gestão anterior. Isso significa que o plantão terá mudanças, ou seja, o profissionalizaremos. Buscaremos criar e desenvolver plantões no Interior, com a ajuda de advogados militantes das 106 subseções, e que estejam empenhados na defesa das prerrogativas. Internamente, os procedimentos e processos da CDAP mudarão, ou seja, serão aperfeiçoados e agilizados ainda mais. Precisamos dar respostas de forma célere ao advogado que procura o auxílio da Ordem.
Jornal da Ordem – De que forma a CDAP irá ao encontro do advogado?
Zaffari – A CDAP já vem atuando em aproximar a entidade do advogado. Iremos ao encontro do colega permanentemente. Estamos sempre à disposição, seja por e-mail, telefone, na sede da OAB/RS em Porto Alegre e nas subseções de todo o Estado.
Jornal da Ordem – A CDAP irá trabalhar de forma integrada com a presidência da OAB, ou com outras comissões?
Zaffari – Sim. A CDAP é uma das comissões mais importantes da OAB/RS porque é onde o advogado traz os seus anseios e uma expectativa de auxílio pela Ordem. Aqui na CDAP, busca resolver os conflitos que surgiram numa situação de vulnerabilidade de suas prerrogativas durante o exercício profissional. Então, a comissão pretende trabalhar diretamente ligada à diretoria da OAB/RS, assim como pretende buscar e integrar-se com as outras comissões, pois todas podem contribuir para avançar e aperfeiçoar a nossa atuação.
04/01/2013 20:32h