Grupo de Trabalho que trata da cooperativa de crédito da OAB/RS conhece sistemas da OAB Cred-SC e do Sicoob
12/07/2010 14:45h
O objetivo dos encontros, nesta sexta-feira (08), foi aprofundar o conhecimento sobre os mecanismos, visando coletar informações para o desenvolvimento da OAB Cred-RS.
Com o objetivo de aprofundar o conhecimento sobre as cooperativas de crédito, o Grupo de Trabalho (GT) da Ordem gaúcha que trata do desenvolvimento da OAB Cred-RS visitou, nesta sexta-feira (09), a OAB Cred-SC e o Sicoob (Sistema de Cooperativas de Crédito do Brasil).
Estavam presentes o coordenador da comitiva e vice-presidente da OAB/RS, Jorge Maciel; e os membros do GT, conselheiro seccional Eder Vieira Flores, o ex-presidente da subseção de Erechim, Luis Alberto Sass, o vereador de Porto Alegre Reginaldo Pujol, e os advogados Márcia Isabel Heinen e Laury Ernesto Koch.
Na ocasião, além de coletar informações sobre o mecanismo das cooperativas, os integrantes do GT da Ordem gaúcha participaram da inauguração da nova sede da OAB Cred-SC.
Tema de diversos encontros realizados pela OAB/RS, segundo Maciel a proposta de criação de uma cooperativa da classe advocatícia gaúcha visa proporcionar um canal de crédito diferenciado, que trará retorno para os profissionais e para a entidade. “Uma das metas será apoiar ainda mais os jovens advogados, pois a OAB Cred-RS poderá oferecer linhas de crédito especiais para a estruturação de seu escritório de advocacia, por exemplo”, explicou.
OAB Cred-SC
O sistema catarinense tem seis anos de existência e tem, hoje, em torno de três mil cooperados. Presidida pelo advogado Marco Antônio Sbissa, a OAB Cred-SC é a cooperativa de crédito dos advogados e demais profissionais do Direito de Santa Catarina .
Foi criada com o objetivo de proporcionar acesso a empréstimos com juros mais baixos que os praticados pelas grandes instituições financeiras, serviços bancários com taxas reduzidas ou inexistentes e isenção de IOF. Outra importante vantagem é o atendimento personalizado da cooperativa, assim como a distribuição de eventuais sobras ao final de cada ano entre os associados.
As despesas da viagem a Santa Catarina foram custeadas pelos próprios advogados, sem ônus à OAB/RS.
12/07/2010 14:45h