Impacto do processo eletrônico é focado pela Comissão do Advogado Empregado da OAB/RS
15/04/2015 20:12h

Em reunião com Bertoluci, foi destacada a atuação em relação ao sistema virtual na rotina dos advogados.
O presidente da Ordem gaúcha, Marcelo Bertoluci, reuniu-se na tarde desta quarta-feira (15), com a Comissão do Advogado Empregado da OAB/RS (CEAE). Estavam presentes o presidente, Wilson de Souza Malcher; o vice-presidente, Rafael Figueiredo Rosa; e o membro Fabio Guimarães Haggstram.
Na ocasião, Malcher frisou que a CEAE, desde a sua criação e, sobretudo, a partir de 2011, quando manteve atuação ininterrupta, vem exercendo papel destacado na defesa das prerrogativas e na assistência dos advogados empregados. “O processo eletrônico e o impacto na rotina de trabalho dos advogados têm merecido atenção especial por parte da CEAE, pois compromete as condições de trabalho dos advogados empregados”, frisou.
Para ele, a concepção clássica de processo físico vem perdendo força nos Tribunais de Justiça brasileiros e, especialmente, na Justiça Federal, há muito deixou de ser realidade. “Diante deste cenário, passou a ser uma preocupação permanente da CEAE, dentre outros, os efeitos na rotina de trabalho do advogado empregado – dado o uso excessivo de instrumentos informatizados – e o aumento da jornada de trabalho, diante da possibilidade de peticionamento eletrônico após o expediente forense”, complementou.
Malcher apresentou a Bertoluci o planejamento da CEAE para 2015, tais como: a efetivação de visitas em escritórios de advocacia para estreitar o relacionamento com os advogados empregados e divulgar o trabalho da comissão; a realização de censo do advogado empregado através da atualização de cadastro; e o início de estudos para fixação do piso salarial.
Segundo Bertoluci, a atuação da CEAE vem sendo inovadora para apontar as dificuldades e as soluções para a advocacia de empresas e organizações públicas e privadas. “São iniciativas de valorização das prerrogativas da advocacia. É necessário fortalecer o trabalho desenvolvido para fortalecer os advogados empregados e melhorar suas condições laborais”, afirmou.
Rodney Silva
Jornalista – MTB 14.759
15/04/2015 20:12h