Home / Noticias / 28.11.2014 23:33h

Lamachia: “A OAB e a ABRAT são instituições parceiras na luta pelas prerrogativas e anseios da advocacia”

28/11/2014 23:33h

http://bit.ly/1y8iukI
image-galeria-0
image-galeria-1
image-galeria-2
image-galeria-3
image-galeria-4
image-galeria-5
image-galeria-6
image-galeria-7
image-galeria-8
image-galeria-9
image-galeria-10
image-galeria-11
image-galeria-12
image-galeria-13
image-galeria-14
image-galeria-15
image-galeria-16
image-galeria-17
image-galeria-18
image-galeria-19
image-galeria-20
image-galeria-21
image-galeria-22
image-galeria-23
image-galeria-24
image-galeria-25
image-galeria-26
image-galeria-27
image-galeria-28
image-galeria-29
image-galeria-30
image-galeria-31
image-galeria-32
image-galeria-33
image-galeria-34

Discurso foi realizado na posse da Associação Trabalhista para o biênio 2014/2016. Durante a solenidade, tomaram posse a secretária-geral adjunta da OAB/RS, Maria Cristina Carrion Vidal de Oliveira e o conselheiro seccional Gustavo Juchem.

Na noite desta sexta-feira (28), o vice-presidente nacional da OAB, Claudio Lamachia, participou da posse da Associação Brasileira dos Advogados Trabalhistas (ABRAT) para o biênio 2014/2016. Na solenidade realizada no Plaza São Rafael, a secretária-geral adjunta da OAB/RS, Maria Cristina Carrion Vidal de Oliveira, tomou posse como diretora do jornal eletrônico da associação.

Além da dirigente, o conselheiro seccional Gustavo Juchem assumiu o cargo de diretor de informática. A nova presidente da ABRAT é a advogada gaúcha Sílvia Lopes Burnsmeister, em substituição ao anterior mandatário da entidade, Antônio Fabrício de Matos.

Em sua manifestação aos integrantes da advocacia trabalhista de todo o país, Lamachia colocou o Conselho Federal da OAB e a ABRAT como entidades parceiras na luta pelos direitos e anseios da advocacia. “Observamos um trabalho de construção e harmonia ao longo dos anos, permitindo chegar a importantes conquistas para os profissionais. Dentre estas, podemos citar a suspensão de prazos de 30 dias no TRT4, o que gera um período digno de descanso para os advogados que atuam na área trabalhista”, justificou o dirigente.

Apesar da conquista, Lamachia ressaltou que ainda existem desafios comuns a serem enfrentados. “Não podemos aceitar o processo eletrônico do modo como ele está sendo implantado, de forma açodada. É necessário um período de transição para que os profissionais possam se adaptar. Além deste fator preocupante, ainda enfrentamos um país com carência de infraestrutura de telefonia e internet. Atualmente o Brasil tem mais de cinco mil municípios, dentre os quais, mais de 70% não possuem internet de qualidade”, ressaltou.

Fabrício de Matos destacou que atualmente a ABRAT conta com um quadro de associados de mais de 40 mil profissionais, “e esta história que já conta com milhares de advogados espalhados pelo Brasil iniciou aqui em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, onde a ideia da associação foi concebida”, frisou.

Sílvia foi ao encontro do discurso proferido por Lamachia ao confirmar o bom relacionamento da instituição com outras entidades, em especial o CFOAB. “Apesar de já termos avançado e conquistado muito, ainda temos muito que trabalhar. Um dos pontos mais sensíveis para a advocacia trabalhista é o processo eletrônico, pauta em que estamos irmanados com Lamachia, para que a advocacia, e consequentemente os cidadãos, não tenha os seus direitos restringidos”, finalizou.

Também estavam presentes o secretário-geral da OAB/RS, Ricardo Breier, a conselheira federal Cléa Carpi da Rocha; o diretor-geral da ESA, conselheiro seccional Rafael Canterji; a corregedora da OAB/RS, conselheira seccional Maria Helena Camargo Dornelles; o presidente da Comissão de Legislação de Direito Desportivo, conselheiro seccional Daniel Cravo; a presidente do IARGS, a conselheira seccional Sulamita Santos Cabral; o ex-presidente do CFOAB, Cézar Britto; o presidente da OAB Sergipe, Carlos Augusto Monteiro Nascimento; a secretária-geral de Pelotas, Jaqueline Buttow Signorini; o secretário-geral adjunto de Rio Grande, Frank Pereira Peluffo; a ministra do TST, Delaíde Alves Miranda; a presidente do TRT4, Cleusa Regina Halfen; o procurador-geral do MPT, Luiz Antônio Camargo; e o representante do TJRS, desembargador Carlos Roberto Canibal.

João Henrique Willrich
Jornalista – MTB 16.715

28/11/2014 23:33h



Notícia anterior

Ordem gaúcha participa de simpósio de Direito Tributário

28.11.2014
Próxima notícia

TV OAB/RS: Aposentadoria especial de deputados estaduais é questionada

03.12.2014

Principais notícias

Ver todas
Whatsapp