Lamachia visita subseção de Canoas
24/03/2009 22:46h
Na ocasião, foi entregue a Medalha Leonardo Macedônia aos ex-presidentes da OAB local.
O presidente da OAB/RS, Claudio Lamachia, e o coordenador das subseções, conselheiro seccional Luiz Eduardo Amaro Pellizzer, visitaram a subseção de Canoas, na noite desta terça-feira (24), onde fizeram a entrega da Medalha Leonardo Macedônia aos ex-dirigentes, juntamente com o presidente atual, Romarino Junqueira dos Reis.
Foram homenageados: Sérgio Moraes (in memorian), Mario Albino Both, João Arla, Gelson Rolim Stocker (desembargador do TJRS pelo Quinto Constitucional), Carlos Alberto Lauermann Nunes (in memorian), Jairo Jorge Viegas de Oliveira, Lígia de Moura Severo (in memorian) e Rosaly Brandalise Rizzon.
Em sua fala aos presentes, Lamachia destacou alguns assuntos nos quais a Ordem gaúcha vem trabalhando com muita ênfase nesta gestão.
No campo corporativo, lembrou a compra da nova sede, na Capital (que fará com que a Ordem troque aluguel por investimento), a troca de 80% do parque de informática da Ordem, o empenho da seccional em finalizar as construções das sedes de subseções que estão inacabadas, dentre outros assuntos.
No âmbito institucional, ressaltou os projetos de lei que estão tramitando por iniciativa da Ordem gaúcha, como os que tratam da compensação de honorários, da alteração do artigo 178 do CPC, da suspensão de prazos processuais entre dezembro e janeiro e da criminalização do desrespeito às prerrogativas da advocacia.
Também frisou duas conquistas recentes da classe: a aprovação da lei que torna invioláveis os escritórios de advocacia e da Súmula 14 do STF, que permite o livre acesso do advogado ao inquérito policial, mesmo que sob sigilo.
Estiveram presentes à cerimônia, desta terça-feira, a conselheira seccional Carmelina Mazzardo (presidente da Comissão da Mulher Advogada da OAB/RS); o presidente da Comissão de Serviços Públicos da OAB/RS, Lauro Beheregaray Delgado; o presidente da subseção de Cachoeirinha, Dorival Sebastião Ipê da Silva; o juiz da Vara Federal Cível de Canoas, Guilherme Pinho Machado; o diretor da Procuradoria-Geral do Município, Darcy Paulo Gonzales de Moraes (representando o prefeito); o tabelião do 2º Tabelionato de Canoas, Francisco José Mariano da Rocha Luz; toda a diretoria e o conselho da subseção, além de diversos advogados da região.
24/03/2009 22:46h