OAB de São Leopoldo promove palestra com conselheiro federal Luiz Carlos Levenzon
29/08/2008 16:43h

“A advocacia está passando por um processo de modificações, pois há 30 e 40 anos atrás o trânsito da advocacia era de parceria e solidariedade no aparelho político”. Foi assim que o conselheiro federal Luiz Carlos Levenzon fez a abertura de sua palestra, no Almoço de Integração promovido pela subseção de São Leopoldo nesta sexta-feira (29).
No encontro, Levenzon explanou sobre questões relacionadas à Reforma Política, aos honorários advocatícios, aos precatórios, à Lei do Processo Digital, à estrutura digital do CFOAB, e à extinção do Quinto Constitucional. O conselheiro também defendeu a aplicação do Exame de Ordem, ressaltando que “o Brasil possuiu muitas instituições de ensino sem a qualidade suficiente para preparar os profissionais de Direito a defenderem a cidadania, e, com o exame de Ordem, somente os profissionais capacitados exercerão a profissão”.
Durante a palestra, Levenzon questionou a realização da revista eletrônica nos Foros e TJs para os advogados. “Por que a realização da revista, se estes são nossos locais de trabalho?” indagou, e salientou: “nós advogados, não devemos autoridade a ninguém, pois somos os verdadeiros representantes da cidadania”.
O conselheiro também demonstrou a grande preocupação do CFOAB em referência à corrupção e suas conseqüências para a sociedade: “nós, representantes da cidadania, precisamos nos unir e lutar pelo fim da corrupção. A OAB/RS foi pioneira na elaboração de campanhas, como o Movimento Brasil Contra Violência, que foi um sucesso que reuniu advogados, entidades e autoridades para a combater a criminalidade.”
Para finalizar, Levenzon agradeceu o convite para ministrar a palestra para os advogados da região, relatando que “considero estes Almoços de Integração muito valiosos, pois é uma forma de aproximar os advogados, que, em sua labuta são seres muito solitários”, concluiu.
O presidente da Ordem gaúcha, Claudio Lamachia não pode comparecer ao evento, pois estava cumprindo compromissos de agenda. No Almoço Integração, também estiveram presentes, o presidente da OAB de São Leopoldo, Carlos Eduardo Szulcsewski; o diretor de integração universitária da OAB/SL, Sílvio Ronaldo dos Santos Moraes; o gerente geral do Banco do Brasil, Sérgio Dutra; a conselheira seccional, Rosângela Maria Herzer dos Santos; e a diretora do Departamento de Cultura da subseção de São Leopoldo, Isabel Cristina Porto Borjes.
29/08/2008 16:43h