OAB divulga desempenho das instituições de Ensino Jurídico no Exame de Ordem
07/02/2014 11:28h

A OAB, buscando contribuir com o aperfeiçoamento da educação jurídica brasileira, coloca à disposição das instituições de Ensino Jurídico e da sociedade, um novo instrumento de gestão acadêmica. A partir da última edição do Exame de Ordem (XI Exame), a Coordenação Nacional do Exame de Ordem Unificado passará a divulgar o desempenho de cada uma das centenas de faculdades que participam, por meio de seus alunos, do Exame de Ordem.
Os dados apontam o índice de acertos obtidos pelos examinados em cada área em que foram avaliados, possibilitando que seja de conhecimento geral, todos os índices de desempenho alcançados pelas instituições.
Para o presidente da Comissão de Estágio e Exame de Ordem da OAB/RS, Carlos Alberto de Oliveira, a iniciativa demonstra a preocupação da OAB para com os avanços sobre o tema. “Estamos empenhados em fazer a nossa parte para contribuir com reais progressos quanto ao Ensino Jurídico no País. Iniciamos estas ações com a assinatura do acordo de cooperação com o Ministério da Educação em março de 2013, para a elaboração de uma nova política regulatória para o ensino jurídico. A partir de então, ao longo do ano, realizamos uma audiência pública na seccional, em Porto Alegre, e mais três fóruns de debates nos principais polos acadêmicos do Estado. Todos os cursos de Direito do RS foram convidados a participar, debater e contribuir com ideias, informações e sugestões”, declarou.
Oliveira reforçou a qualidade da ação, enfatizando o caráter colaborativo da implementação das divulgações dos resultados. "Divulgando o resultado das IES em cada uma das áreas de conhecimento exigidas no Exame de Ordem, se pretende colaborar com a gestão acadêmica, dando aos coordenadores de curso um instrumento efetivo de avaliação de resultados, em cada uma das áreas que compõem os currículos acadêmicos".
O presidente da Coordenação Nacional do Exame de Ordem Unificado, Leonardo Avelino Duarte, destacou a iniciativa. “Com esse procedimento inovador, a OAB pretende contribuir com o aperfeiçoamento da educação jurídica brasileira possibilitando uma reflexão dos profissionais e participantes envolvidos no processo educacional na busca pelo aprimoramento do ensino”.
Confira aqui o resultado detalhado.
Camila Cabrera
Jornalista – MTB 16.528
07/02/2014 11:28h