Home / Noticias / 28.10.2009 12:50h

OAB/RS aprova ato de desagravo público a favor de advogado preso, acusado por crime de desobediência

28/10/2009 12:50h

http://bit.ly/MTZ3Bb
Conforme o conselheiro relator, o profissional não poderia ter sido preso sem a presença de um representante da Ordem.

Na sessão ordinária do Conselho Seccional da OAB/RS da última sexta-feira (23), foi analisado pedido de desagravo público, em caráter de urgência. A solicitação teve como relator o conselheiro seccional Marco Antônio Birnfeld.  O desagravo é merecido quando há ofensa a prerrogativas do advogado. 

Segundo informações do processo, o advogado foi preso nas dependências da Procuradoria Regional da União na 4ª Região, na qual ocupa o cargo de Procurador Regional, no dia 07 de maio. A ordem de prisão partiu da juíza da 6º Vara Federal de Porto Alegre. O advogado foi acusado por crime de desobediência. 

Nos autos, Birnfeld ponderou que o advogado não poderia ter sido preso porque o crime de desobediência não é inafiançável e um advogado não pode ser detido sem a presença de um representante da Ordem. 

Um dos requisitos do desagravo é que o profissional da advocacia tenha sido ofendido nos seus direitos de advogado listados nos incisos do artigo 7º da lei nº 8.906/94. O Conselho da OAB/RS vai realizar ato público de desagravo nos próximos dias.

28/10/2009 12:50h



Notícia anterior

OAB/RS disponibiliza cópia integral da sentença favorável do mandado de segurança contra cobrança irregular de ISSQN em escritórios

28.10.2009
Próxima notícia

Jovens advogados garantem desconto em cursos da ESA

28.10.2009

Principais notícias

Ver todas
Whatsapp