OAB/RS entrega prêmio medalha Leonardo Macedônia a ex-presidentes da subseção de Torres
01/10/2008 20:07h

“Os ex-presidente das subseções da OAB/RS estão entre os maiores responsáveis pelo respeito que a entidade desfruta na sociedade gaúcha e também na brasileira”. Com esta frase o presidente da Ordem, Claudio Lamachia, fez a entrega do prêmio medalha Leonardo Macedônia aos ex-dirigentes da subseção de Torres, nesta terça-feira (30/09), no Fórum da cidade.
Foram homenageados os ex-presidentes: Ary de Almeida Matos (in memoriam), representado pela filha Marilurdes Almeida, Moacir Alves, César Paz, Ivelise Ferraro dos Santos e Ademilson de Souza.
Após a saudação do presidente da subseção, Ivam Roque Sá Brocca, Lamachia fez uma pequena prestação de contas das atividades da Ordem aos advogados presentes. Ressaltou a conquista da suspensão dos prazos processuais junto ao TJRS nesta segunda-feira (29), após sustentação oral feita pelo presidente da OAB/RS perante o órgão especial do tribunal: “A Ordem tem sido incansável neste assunto, e continuará lutando pela aprovação do PL nº 6645-B no Congresso”.
Também reforçou o compromisso da seccional com a interiorização dos serviços, dando destaque à Escola Virtual da ESA (Escola Superior da Advocacia) – que permite aos profissionais de todo o estado assistirem a palestras e cursos via internet, e que deverá, num futuro próximo, oferecer aulas telepresenciais –, e à Caixa de Assistência dos Advogados. A CAA/RS tem recebido recursos maciços para aprimorar cada vez mais seus serviços, dentre os quais está o da livraria virtual, que entrega obras em todo o estado com ótimos descontos em relação ao mercado. “Estes são apenas alguns mecanismos de gestão que temos adotado para nos aproximarmos do interior, de modo a interagirmos com as subseções, com os advogados e com a comunidade jurídica local”, afirmou Lamachia.
Em conversa com o diretor do Foro de Torres, juiz Vinicius Tatsch dos Santos, o dirigente da OAB/RS reafirmou o bom relacionamento que a entidade vem construindo com o Judiciário, o Ministério Público e a Defensoria Pública no estado, e também a necessidade de os magistrados respeitarem as prerrogativas e os honorários dos advogados. “Todos têm que ter consciência de que os honorários são, para o advogado, o que é o subsídio para o juiz”, salientou Lamachia.
Prestigiaram a entrega do prêmio medalha Leonardo Macedônia a diretoria e conselheiros subseccionais da subseção, o coordenador das subseções da OAB/RS, Luiz Eduardo Amaro Pellizzer, o juiz Vinicius Tatsch dos Santos, a promotora de justiça Paula Ataíde Atanásio, o defensor público Nelito Celso Viletti, o procurador-geral da União Ricardo Trunfo, o presidente da Câmara de Vereadores de Torres, Carlos Roberto Monteiro, e a representante do prefeito da cidade, Patrícia Farias dos Santos, além de advogados da região.
Após a cerimônia, a OAB-Torres ofereceu almoço no restaurante Girardi.
01/10/2008 20:07h