Home / Noticias / 29.09.2011 14:10h

OAB/RS participa do lançamento do Processo Eletrônico de Recursos da Previdência Social

29/09/2011 14:10h

http://bit.ly/NgOLQ2
image-galeria-0
image-galeria-1
image-galeria-2
image-galeria-3
image-galeria-4
image-galeria-5
image-galeria-6
image-galeria-7
image-galeria-8
image-galeria-9
image-galeria-10
image-galeria-11
image-galeria-12
image-galeria-13
image-galeria-14
Comissão Especial de Previdência Social manifestou que o sistema eletrônico já é conhecido e utilizado pelos advogados que militam junto ao TRF4.

A OAB/RS, por meio da presidente em exercício da Comissão Especial de Previdência Social, Vanessa Cenzi Farias, participou, na última quarta-feira (21), do lançamento do Processo Eletrônico de Recursos da Previdência Social. A entidade esteve presente à convite do presidente do INSS, Mauro Luciano Hauschild.

A ferramenta eletrônica chamada de E-Recursos foi desenvolvida por servidores do INSS e do Ministério da Previdência Social, a partir de sistema recebido do Tribunal Regional Federal da 4ª Região. Também foi firmado convênio com o Banco do Brasil para fins de certificação digital e com o STJ para o sistema de digitalização dos processos.

Segundo Hauschild, a remessa eletrônica de um recurso administrativo dará celeridade e transparência no julgamento, uma vez que o segurado insatisfeito com a negativa administrativa do seu pedido, não mais irá esperar o prazo médio de 200 dias para que o processo, até então físico, chegue até a Junta de Recursos do INSS.

Embora a meta seja de implantar o E-Recursos em todo o Estado até novembro deste ano, atualmente, o sistema está disponível na 18ª Junta de Recursos da Previdência Social e nas Agências do INSS Petrópolis, Azenha, Centro e Norte. O meio físico continuará sendo oportunizado.

Em sua fala, Vanessa destacou que o sistema eletrônico já é conhecido e utilizado pelos advogados que militam junto ao TRF4. "Agora que será oportunizado o uso da ferramenta no âmbito administrativo, haverá mais agilidade na prestação dos serviços advocatícios e na publicidade dos atos praticados pelos servidores, dispensando o comparecimento do advogado nas agências do INSS para este fim", afirmou o presidente da CEPS.

Convênio

Em reunião anterior com o presidente da OAB/RS, Claudio Lamachia, o assessor da presidência do INSS, Manoel Dantas, requereu a realização de um convênio para que os advogados façam uso desse sistema eletrônico através Certificação Digital emitida pela entidade.

29/09/2011 14:10h



Notícia anterior

ATENÇÃO: TJRS e TRF4 atendem pleito da OAB/RS e recebem peças processuais, independentemente do pagamento de custas durante greve dos bancários

29.09.2011
Próxima notícia

OAB/RS participa de ato em defesa da partilha do Pré-Sal

29.09.2011

Principais notícias

Ver todas
Whatsapp