OAB Vai à Escola: “É preciso ter diálogo com os filhos”, diz Kremer em palestra para pais e alunos
22/05/2018 12:04h
A criançada da Escola Estadual de Ensino Fundamental Engenheiro Rodolfo Ahrons recebeu o projeto OAB Vai à Escola no sábado (19) no bairro Rubem Berta de Porto Alegre. Os estudantes aprenderam sobre os problemas causados pelo bullying, em uma palestra apresentada pelo presidente da Comissão da Criança e do Adolescente (CECA), Carlos Kremer, e pela membra da CECA, Dirce de Camargo Longo.
Kremer, além de falar sobre a importância do voto consciente, alertou pais e alunos sobre as consequências negativas do bullying. “A Lei, que rege a matéria, trabalha a mediação entre agressor e vítima, valorizando a vítima”, explicou. “Embora a lei não estabeleça uma punição, os atos de violência praticados isoladamente podem trazer responsabilidade ao adolescente, através da aplicação de uma medida socioeducativa”, disse.
O dirigente da CECA ainda reiterou a necessidade do cuidado que os pais devem ter com os filhos e de seu dever de vigilância: “não devemos esperar delegar suas responsabilidades para a escola. É preciso ter diálogo com os filhos”, argumentou.
Dirce, por sua vez, referiu, baseada em estudos doutrinários, as repercussões do bullying quando não evitado: “Isso causa, na vítima, problemas de sociabilidade quando estiver na idade adulta. Já para o agressor, causa um potencial conflito com a Lei por conta da prática de atos de delinquência futuros”, destacou.
O que é o OAB Vai à Escola?
Crianças empoderadas, qualificadas, cientes do seu papel social e protagonistas da sua própria história. Essa é a ideia do projeto da OAB Vai à Escola, em parceria com a Secretaria Estadual de Educação e a ONG Parceiros Voluntários. O projeto, que vai levar debates de interesse social à rede educacional, vai atingir cerca de 950 mil estudantes em 1545 escolas de todo o Estado.
O Projeto OAB vai à Escola visa, através de ações de cidadania das Comissões de Direitos Humanos Sobral Pinto (CDH) da OAB/RS; da Criança e Adolescente (CAC); e da Mulher Advogada (CMA), a informar os professores, alunos, pais e a comunidade escolar sobre seus direitos e deveres, conforme o interesse da escola, que escolhe o assunto e o formato (palestra, debates ou rodas de conversa).
Na edição de 2018, o programa tem o reforço da ONG Parceiros Voluntários, para a implantação do programa Valores na Educação dentro do projeto OAB Vai à Escola. Os programas atuarão em conjunto nas escolas do Rio Grande do Sul por meio do Ação Tribos nas Trilhas da Cidadania, projeto da Parceiros Voluntários que visa a estimular, em crianças e jovens, a prática da responsabilidade individual, promovendo o protagonismo infanto-juvenil, integrando a comunidade escolar através de ações sociais.
O presidente da OAB/RS, Ricardo Breier, que também é presidente da Comissão de Direitos Humanos Sobral Pinto, já atuou no projeto, visitando escolas para falar sobre cidadania. “O papel de nossa entidade é, além de olhar para a advocacia, de também se preocupar com a cidadania. Somos mais de 60 comissões e 106 subseções. Iremos atuar em conjunto, engajados e abrangendo todo o Estado. Acreditamos que a união faz a força”, destacou o dirigente. “Esta parceria reforça a nossa causa, contribuindo para o nosso espírito de luta por causas cidadãs”, ratificou.
O presidente da Ordem ainda antecipou que um dos temas a ser discutido nas escolas será o Vote Consciente, campanha que está sendo preparada para as próximas eleições: “Pretendemos conscientizar e levar informação à população sobre a importância de sua escolha, o que refletirá num país melhor”, reiterou.
22/05/2018 12:04h