Ordem gaúcha nos sites de notícias
25/03/2009 13:45h
- Assembleia Legislativa
PT irá à OAB para tratar da espionagem contra Schmidt
A bancada PT na Assembleia Legislativa irá à Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) tratar da espionagem sofrida por Luis Fernando Schmidt durante as eleições municipais de 2008. O encontro dos petistas com o presidente da entidade, Claudio Lamachia, acontece às 13h desta quarta-feira (25), na sede da Ordem. O crime veio à tona a partir da revelação pública das gravações ilegais feitas pelo Sistema Guardião. Schmidt foi investigado em 2008 quando concorreu a prefeito de Lajeado. O chefe de gabinete da governadora Yeda Crusius, Ricardo Lied, bisbilhotou a ficha de Schmidt e constatou não haver nada contra ao ex-candidato, que também foi deputado estadual e atualmente coordena o Fórum Democrático na Assembléia Legislativa.
O líder da bancada do PT, deputado Elvino Bohn Gass, considera o episódio gravíssimo. “Ocorreu um crime e uma violação ao Estado Democrático de Direito”, frisou o parlamentar, ao observar que o ex-ouvidor da Secretaria da Segurança Pública, Adão Paiani, que denunciou as espionagens ressaltou que esse artifício tem sido usado para chantagear os próprios integrantes da gestão Yeda Crusius e obter ganhos políticos. “Vamos nos inteirar sobre os encaminhamentos feitos pela OAB e pedir posicionamento da entidade em defesa da democracia”, arrematou o líder petista.
- Consultor Jurídico
Vazamento de escutas
Segundo nota de O Estado de S. Paulo, o governo Yeda Crusius abriu sindicância para apurar o vazamento de interceptações telefônicas autorizadas pela Justiça e a possível violação do sistema de escutas para espionagem ilegal.
A decisão foi tomada, na segunda-feira (23/3), depois de a Rádio Gaúcha ter divulgado o conteúdo das oito gravações entregues pelo ex-ouvidor da Segurança Pública Adão Paiani à OAB. A entidade pediu ao governo informações sobre o funcionamento do sistema, quem tem acesso a ele e como é feita sua proteção.
25/03/2009 13:45h