Home / Noticias / 30.04.2014 12:25h

Secretária-geral adjunta da OAB/RS participa do XVII Congresso Nacional dos Magistrados da JT

30/04/2014 12:25h

http://bit.ly/R3eAGq
image-galeria-0
image-galeria-1
image-galeria-2

Segundo Maria Cristina Carrion Vidal de Oliveira, o evento se destaca como um importante espaço de discussões para a qualificação da prestação jurisdicional no âmbito da Justiça do Trabalho.

Representando a OAB/RS, a secretária-geral adjunta da entidade, Maria Cristina Carrion Vidal de Oliveira, participou, nesta terça-feira (29), do XVII Congresso Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Conamat), em Gramado. Entre os objetivos do evento, que reúne os juízes do Trabalho de todo o País, está o debate sobre os rumos que a magistratura trabalhista deverá seguir, com o tema central: “O Judiciário e a sociedade: um diálogo necessário”.

O conferencista da abertura foi o vice-presidente do Supremo Tribunal Federal e do Conselho Nacional de Justiça, ministro Ricardo Lewandowski.

Além de Maria Cristina, participaram do evento: o governador do Estado, Tarso Genro; o presidente do Tribunal Superior do Trabalho, ministro Antônio José de Barros Levenhagen; o corregedor-geral da Justiça do Trabalho, ministro João Batista Brito Pereira; o presidente da Agetra (Associação Gaúcha de Advogados Trabalhistas), Antonio Vicente da Fontoura Martins; o conselheiro seccional e presidente da Satergs (Sociedade dos Advogados Trabalhistas de Empresas do RS), Gustavo Juchem; a desembargadora do TRT4 pelo Quinto Constitucional, Tânia Regina Silva Reckziegel; os presidentes da Anamatra e da Amatra IV, juízes Paulo Schmidt e Daniel Nonohay, respectivamente; entre outras autoridades.

Segundo a dirigente da OAB/RS, o evento se destaca como um importante espaço de discussões para a qualificação da prestação jurisdicional no âmbito da Justiça do Trabalho. “Entre os desafios a serem enfrentados está o processo eletrônico, que deve ser implantado com segurança, sem açodamento e de forma gradual”, afirmou Maria Cristina.

Em sua fala, a presidente do TRT4, desembargadora Cleusa Regina Halfen, destacou que o diálogo entre o Judiciário e a sociedade fomenta a participação dos cidadãos nos rumos da Justiça do Trabalho. “A democratização do Poder Judiciário é um avanço que agrega legitimidade aos gestores das instituições”, complementou.

Na ocasião, a Anamatra também homenageou quatro personagens que tiveram papel importante em dois momentos da história brasileira: na consagração dos direitos sociais no art. 7 da Constituição Federal e na prática dos direitos assegurados na CLT desde 1943. Foram homenageados: o advogado Carlos Franklin Paixão Araújo, segundo advogado trabalhista mais antigo em atividade no Brasil, preso político na ditadura; os constituintes, senador Maurício Corrêa (in memoriam), representado pela sua filha Cléa Corrêa, e o deputado Paulo Paim, que integrou a Assembleia Constituinte. Pela atuação na Justiça do Trabalho, foram prestadas homenagens à juíza do Trabalho Ilce Marques Benevides, primeira mulher a presidir a Anamatra e idealizadora do primeiro Conamat.


Camila Cabrera
Jornalista – MTB 16.528

30/04/2014 12:25h



Notícia anterior

A saúde do idoso e a proteção estatal são debatidas na OAB/RS

30.04.2014
Próxima notícia

I Encontro Aberto de Direito Bancário

30.04.2014

Principais notícias

Ver todas
Whatsapp