VI Congresso do Mercosul de Direito de Família terá participação do presidente da OAB/RS
05/08/2014 21:39h
Além da apresentação da programação do evento do IBDFAM, a presidente da CEMA, Delma Ibias, expôs as próximas ações do projeto OAB Vai à Escola.
Na tarde desta terça-feira (05), o presidente da OAB/RS, Marcelo Bertoluci, esteve reunido com o presidente do Instituto Brasileiro de Direito de Família (IBDFAM), Conrado da Rosa, e a vice-presidente, Delma Ibias, que também é conselheira seccional e presidente da Comissão da Mulher Advogada (CEMA). No encontro, foi apresentada a programação do VI Congresso do Mercosul de Direito de Família.
O evento, que é organizado pelo IBDFAM, terá como tema central “O papel de cada um” na prática do Direito de Família, Sucessões e dos Direitos das Crianças, dos Adolescentes e dos Idosos. O congresso será realizado no Centro de Eventos do Plaza São Rafael (Avenida Alberto Bins, 514 - Centro Historico), nos dias 05 e 06 de setembro. Para conferir a programação completa, clique aqui.
Bertoluci destacou que o Congresso é de extrema importância para a comunidade acadêmica, sendo que o evento já é tido como uma referência no calendário da advocacia. “São debatidos diversos temas que são interligados ao Direito de Família e precisam ser discutidos de forma democrática”, afirmou.
Delma também salientou a parceria com a Ordem gaúcha na realização de eventos. “As últimas edições do Almoço em Família foram realizadas aqui no 14º andar da OAB/RS, sendo uma ótima oportunidade para que os advogados interajam ainda mais com ambas as entidades”, disse.
OAB Vai à Escola
A presidente da CEMA também abordou o projeto OAB Vai à Escola, que será retomado a partir de agosto. A iniciativa leva a zonas de vulnerabilidade social noções dos direitos fundamentais a partir de palestras e debates, considerando o contexto social das escolas.
De acordo com a Delma, que é coordenadora do projeto, é fundamental desenvolver o trabalho de atendimento a crianças e jovens em situação de vulnerabilidade social. “Temos agendadas quatro visitas até o final do ano, diversas subseções também já se manifestaram para adotar a iniciativa”, ressaltou.
Para Bertoluci, o projeto reafirma o compromisso da entidade com a cidadania, sendo fundamental que a Ordem gaúcha seja uma agente de transformação social por meio da difusão dos direitos dos cidadãos.
O IBDFAM
O Instituto Brasileiro de Direito de Família (IBDFAM) foi criado em 25 de outubro de 1997, em Belo Horizonte (MG), durante o I Congresso Brasileiro de Direito de Família, a partir da reunião das vontades de alguns estudiosos em mudar o tratamento e as disposições sobre a matéria.
Atualmente o IBDFAM conta com mais de 8.000 associados no Brasil e no exterior, entre eles ministros, magistrados, pesquisadores, promotores, defensores públicos, advogados, psicólogos, psicanalistas e assistentes sociais.
É uma entidade técnico-científica sem fins lucrativos que tem o objetivo de desenvolver e divulgar o conhecimento sobre o Direito de Família, além de atuar como força representativa nas questões pertinentes às famílias brasileiras. Desde a sua fundação, vem trabalhando na tentativa de adequar o atendimento às diversidades e especificidades das demandas sociais que recorrem à Justiça.
João Henrique Willrich
Jornalista – MTB 16.715
05/08/2014 21:39h