Aos acadêmicos da Uniritter, Bertoluci faz um panorama das ações históricas da OAB/RS
12/09/2013 09:55h
Em evento realizado na noite desta quarta-feira (11), dirigentes da entidade apresentaram ainda o trabalho desenvolvido pelo Tribunal de Ética e Disciplina, pela Comissão do Jovem Advogado e pela Comissão de Seleção e Inscrição.
Efetivando a iniciativa de aproximar a Ordem gaúcha dos acadêmicos de Direito, o presidente da OAB/RS, participou, na noite desta quarta-feira (11), do evento "OAB na Uniritter", promovido pela Universidade, em Canoas. A iniciativa consiste na realização de palestras sobre a estrutura da entidade como Tribunal de Ética e Disciplina, Comissão do Jovem Advogado, e Comissão de Seleção e Inscrição.
Fazendo a abertura do encontro, o coordenador do curso de Direito da Uniritter André Benke destacou as ações protagonistas da OAB no âmbito nacional e regional. "A Ordem se destaca pela defesa da ética e da moralidade. Nessa linha, recentemente a OAB/RS mobilizou a sociedade denunciando a precariedade dos serviços de telefonia móvel".
Fazendo um panorama dos feitos da entidade, Bertoluci iniciou sua exposição apontando que "a OAB tem o dever de zelar pelas prerrogativas dos advogados". Avançando neste aspecto, o dirigente falou aos estudantes que "a mesma Ordem que outorga uma série de direitos aos advogados, que contam com 109 integrantes da CDAP e um profissional pago para estar à disposição 24 horas por dia, também não coaduna com desvios éticos. Em seis anos e meio mais de mil advogados foram suspensos e 24 foram excluídos".
No campo corporativo e institucional, o presidente da OAB/RS apresentou a história da entidade desde a sua criação, em 1932, até a participação efetiva em ações que marcaram a história do Brasil e da advocacia, tais como o movimento Diretas Já, a elaboração da Constituição de 1988, e também o impeachment do presidente da república. "É da natureza da Ordem defender o Estado Democrático de Direito. Como exemplo, buscamos a rediscussão do Pacto Federativo e também ingressamos uma ação para discutir a dívida pública do Estado", frisou.
Após, o vice-presidente do Tribunal de Ética e Disciplina, conselheiro seccional André de Araújo conduziu o painel sobre a atuação do TED. Em seguida, o presidente da Comissão do Jovem Advogado, conselheiro seccional Matheus Torres falou dos desafios no início da carreira e a importância da participação dos jovens profissionais na OAB. Encerrando a presidente da Comissão de Seleção e Inscrição, conselheira seccional Regina Pereira Soares explicou as etapas para o ingresso dos bacharéis na entidade. O diretor-geral da Escola Superior de Advocacia, Rafael Canterji e a conselheira seccional Viviane Potrich também estiveram presentes. O evento teve a organização do coordenado setorial de extensão e atividades complementares da Uniritter, Adroaldo Jr. Vidal Rodrigues e da estudante Natalia Carvalho .
Liziane Lima
Jornalista – MTB 14. 717
12/09/2013 09:55h